Um homem identificado como José Nilton Barbosa, de 54 anos, foi preso no final da manhã desta quarta-feira (04), por importunação sexual contra uma adolescente em uma fila de lotérica em Palmeira dos Índios. O fato ocorreu na Rua Tobias Costa, no centro da cidade.
A vítima, que é uma menor de idade, relatou a polícia que estava na fila da lotérica quando sentiu o homem encostando a mão em seu corpo e pediu para que o mesmo parasse. Após não ser atendida, a adolescente empurrou o suspeito, que foi rendido por populares.
Policiais militares chegaram ao local e detiveram o acusado, José Nilton foi encaminhado para a 5ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira dos Índios para os procedimentos cabíveis serem tomados.
O crime de importunação sexual, definido pela Lei n. 13.718/18, é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual, com o objetivo de “satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, mas também enquadra ações como beijos forçados e passar a mão no corpo alheio sem permissão. O infrator pode ser punido com prisão de um a cinco anos.