
Foto: reprodução/Corporação de Transmissão Australiana
Na última terça-feira (30), o navio MV Bahijah, com cerca de 16 mil animais, sendo 14 mil ovelhas e 2 mil bovinos, foi abandonado na costa da Austrália depois de uma ameaça de ataque do Houthi, um grupo político e islâmico do Iêmen. A embarcação havia deixado a Austrália no dia 5 de janeiro e precisou retornar para o país após o aviso do Departamento Federal de Agricultura, Pesca e Florestas sobre a ameaça.
“Para garantir a saúde e o bem-estar do gado no MV Bahijah, o departamento orientou o exportador a devolver imediatamente a remessa à Austrália”, disse o governo australiano por meio de uma nota.
Segundo John Hassel, da Federação de Agricultores da Austrália Ocidental, a situação na embarcação está controlada e os animais passam bem. Apesar disso, a diretora científica da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, Suzanne Fowler, disse que o calor da localidade pode piorar a situação.
“Esses animais já estão a bordo do navio há pelo menos 26 dias. A temperatura em Perth está começando a chegar a 40 graus hoje”, declarou. “As evidências nos dizem que o bem-estar dos animais só vai piorar cada vez mais nos próximos dias, devido ao tempo que passaram no navio. Então, é muito urgente e não poderíamos estar mais seriamente preocupados”, concluiu.
