O promotor Bruno de Souza Martins Baptista, do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), abriu um inquérito civil público para investigar registros de pagamentos de falsos médicos pela Prefeitura de Atalaia. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (31).
Na portaria publicada no DOE, o MP-AL explica que passou a investigar o caso depois de receber denúncias da “existência de ‘falsos médicos’ na folha de pagamento do município de Atalaia”. A irregularidade envolveria a geração de pagamentos a título de plantão médico a pessoas que não exercem a função.
Com isso, o promotor solicita que a gestão municipal apresente informações e documentos e que gestores públicos se pronunciem nos autos do processo sobre a irregularidade no uso do recurso público.
Problemas e recomendações
O MP- AL já registrou outras irregularidades na gestão da saúde pública de Atalaia. Ainda no mês de junho uma fiscalização realizada pelo Núcleo de Defesa da Saúde Pública (Nudesp) constatou diversos problemas nas unidades de saúde do município que comprometem a prestação de serviço para a população.
Entre os problemas constatados e denunciados pela população estão desde questões estruturais a falta de profissionais médicos.
Na ocasião, o Nudesp protocolou um documento com recomendações que devem ser adotadas pela Prefeitura Municipal.
Fonte: G1