Na última quarta-feira (27), foi a óbito Gaston Glock (94), engenheiro austríaco que criou a pistola semiautomática “glock”. A morte foi anunciada pela própria empresa, Glock GmbH, em seu site. A causa da morte não foi informada.
“Gaston Glock traçou a direção estratégica do Grupo GLOCK ao longo de sua vida e o preparou para o futuro. O trabalho de sua vida continuará em seu espírito”, diz o comunicado no site do grupo Glock no Brasil.
O engenheiro fundou sua empresa nos anos 60, época em que ela ainda vendia produtos de plástico e destinadas ao lar. Posteriormente, passou a produzir equipamentos militares. Foi em 1982 que Glock venceu uma licitação do Exército austríaco e apresentou a semiautomática mais leve, com componentes plásticos, fácil de desmontar e que conseguia comportar um maior número de balas que as demais existentes.
É estimado que 80% dos policiais americanos passaram a usar a arma inventada por Gaston. Ela também ficou famosa na ficção, em obras como Duro de Matar 2, U.S. Marshals: Os Federais, e nos filmes do 007.