Nesta quarta-feira, 19/6, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu posse a um novo dirigente máximo de instituição da Rede Federal de Educação. Carlos Guedes de Lacerda vai coordenar as atividades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
A solenidade foi realizada no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com a participação de outros cinco reitores de universidades federais e dois reitores de institutos federais que também foram empossados. A partir desta data, o professor Carlos Guedes de Lacerda passa a atuar como conselheiro do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Em seu discurso, o ministro ressaltou a capacidade das instituições em mudar a realidade regional de onde estão inseridas, possibilitando a mudança da realidade nacional. “Esses senhores e essa senhora que aqui estão toparam o desafio. Vão entregar o resultado e plantar a semente para o futuro: o Brasil vai ser o principal país da América Latina em termos de pesquisa acadêmica, em termos de eficiência na formação de alunos”, disse Weintraub.
No seu discurso de posse, Guedes agradeceu o apoio da comunidade do Ifal, dos colegas servidores e dos alunos que acreditam no projeto de fortalecimento da instituição e que consolidará o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão, além do compromisso com a melhoria das condições de vida das pessoas e em prol da qualidade de vida no trabalho.
Guedes foi eleito em dezembro de 2018 após processo eleitoral para escolha do titular da instituição e de mais 15 diretores-gerais de Campi. “Lembro que um dos meus compromissos de campanha foi o de pensar ações estratégicas para atingir a missão institucional com responsabilidade com o futuro”, destaca o Guedes, após 24 anos de relevantes serviços prestados à instituição.
Carlos Guedes de Lacerda é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba e em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió, mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.