Milton Nascimento - Foto: Instagram/Milton Nascimento
Aos 82 anos, o cantor Milton Nascimento recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), conforme revelado em reportagem da revista Piauí nesta quinta-feira (2). A doença é o terceiro tipo mais comum de demência, resultante da degeneração de células nervosas no cérebro.
De acordo com a revista, o quadro foi identificado após o filho do artista, Augusto Nascimento, notar mudanças em seu comportamento no primeiro semestre deste ano. Milton apresentava lapsos de memória, falta de apetite, olhar fixo e se tornou repetitivo, contando as mesmas histórias em intervalos curtos.
Em abril, começaram a ser realizados testes clínicos no cantor, com perguntas para averiguar diferentes domínios cognitivos, como atenção, capacidade de cálculo, orientação de espaço e linguagem. O médico disse a Augusto que, pela primeira vez em uma década, tinha se assustado com o declínio cognitivo do músico. Em razão disso, pediu mais uma bateria de exames.
Os exames trouxeram o diagnóstico definitivo de demência por corpos de Lewy. A doença tem sintomas semelhantes aos do Alzheimer e, em questões motoras, ao Parkinson – doença que era o diagnóstico anterior do cantor.