Itamaraty e ONU se pronunciam sobre ataques do Irã a Israel; Brasil tem “grave preocupação”

Por: Pedro Ivon com Metrópoles
 / Publicado em 14/04/2024

Palácio do Itamaraty | Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na noite do último sábado (13), após os ataques do Irã a Israel, o Ministério das Relações Exteriores, chamado também de Itamaraty, publicou um pronunciamento onde diz ter “grave preocupação” no acirramento do conflito. Além disso, também ressaltou que desde o início o governo do Brasil alertou sobre o potencial destrutivo do alastramento dos ataques à Cisjordânia e outros países, incluindo o Irã.

“O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada”, diz a nota.

Aos brasileiros que estão nos países em guerra, o Itamaraty recomendou que sigam as orientações divulgadas nos sites e mídias sociais das embaixadas do Brasil.

Leia o comunicado a seguir:

“O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.

Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.

O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.

O Governo brasileiro recomenda que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado”.

Pronunciamento da ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, também se pronunciou no último ataque e condenou a escalada de conflito. “Condeno fortemente a grave escalada representada pelo ataque em grande escala lançado contra Israel pelo Irã”, disse. “Nem a região nem o mundo consegue aguentar outra guerra”, afirmou o português, que recomendou um cessar-fogo imediato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link