Inteligência Artificial é usada por médicos em centro de saúde de Alagoas para ajudar no diagnóstico de doenças

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 14/09/2024

Telemedicina proporciona atendimentos com médicos de várias especialidades — Foto: Divulgação

Diagnósticos rápidos e mais precisos. Médicos do Centro de Saúde da cidade de Canapi, no Sertão de Alagoas, já estão incorporando a Inteligência Artificial (IA) aos procedimentos do dia a dia para garantir avanços na área da saúde aos pacientes do SUS.

Com o nome de "Lívia", a Inteligência Artificial atua como uma ferramenta de suporte aos médicos do município, que passam por uma capacitação para operar a ferramenta de forma mais precisa. Hoje, seis médicos já fazem atendimento com o auxílio da IA no município.

O gestor do centro de saúde da Canapi explicou que foi necessária uma capacitação e que mais médicos do centro devem aderir à ferramenta até outubro.

"Acredito que a tecnologia é hoje uma grande aliada. É uma ousadia nossa levar a um lugar remoto uma tecnologia de alta qualidade, e que ela seja disponível para todos. A Inteligência Artificial vem para transformar, para apoiar o médico em suas decisões e tudo isso de forma muito rápida e precisa", disse Aerton Limeira.

Muitos centros de saúde hoje no Brasil já utilizam a Inteligência Artificial. Por conta do aumento do número de médicos que aderiram ao uso da ferramenta, o Conselho Federal de Medicina iniciou esse ano uma pesquisa para entender como a IA está sendo usada na prática médica e os impactos que ela causa.

A cidade de Canapi, por exemplo, se inspirou no Programa Sus Digital, do Governo Federal, e foi buscar em startups brasileiras formas de aplicar a tecnologia dentro da medicina.

O centro de saúde do município alagoano conta também com um modelo de compartilhamento de prontuários de pacientes que passam pela emergência, de modo que qualquer médico possa acessar o histórico de saúde desse paciente.

Em entrevista ao g1, o assessor internacional do Ministério das Comunicações do Governo Federal, Jeferson Nacif, ressaltou a importância de apostar em novas tecnologias para aprimorar o atendimento no Sistema Único de Saúde.

"Esse é mais um fenômeno da transformação digital, que atinge todos os setores. É muito bom saber que o estado de Alagoas está fazendo o seu dever de casa e está utilizando das ferramentas de digitalização para melhorar os serviços de saúde. Isso facilita muito utilizando dados, a telemedicina, a interiorização dos bons serviços médicos".

Vantagens e desafios

A telemedicina já é aplicada em Canapi há dois anos, inicialmente em duas especialidades, cardiologia e endocrinologia. Hoje os moradores da cidade conseguem agendar consulta com médicos de outras cidades pelo SUS e com a vantagem de não ter que enfrentar longas filas de espera.

"A gente não tinha esse tipo de atendimento aqui. Antes era um clínico geral para tudo, hoje tem várias especialidades e o atendimento é online, muito bom. Agora temos uma Canapi grande, mais evoluída", disse Cleide Paulino.

Apesar das vantagens, ainda existe a barreira cultural a ser ultrapassada. Há quem resista a ideia de teleatendimento.

"É um trabalho de convencimento, no início existe sim uma resistência. Mas basta fazer uma vez para ter 100% de aceitação. É uma facilidade muito grande. Antes a cidade não contava nem com um cardiologista, hoje os moradores daqui conseguem ter vários especialistas, não precisam passar o dia esperando por uma consulta. Mas, mesmo assim, tem que resista", disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram