Cédulas de dinheiro | Reprodução SBT News
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, segunda-feira (26), o pagamento da segunda parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e demais segurados. O valor, antecipado pelo governo federal, será depositado conforme o número final do benefício.
Tem direito ao 13º salário pessoas que tenham recebido, durante o ano de 2025 aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social. Aqueles que receberam auxílio por incapacidade temporária e auxílio-acidente também serão contemplados.
A primeira parcela do 13º, paga em abril, corresponde a 50% do valor, enquanto a segunda pode vir com descontos do Imposto de Renda, caso o segurado seja contribuinte. Em ambos os casos, os depósitos são feitos com os benefícios mensais, começando pelos segurados que recebem até um salário-mínimo.
Para consultar o valor da segunda parcela do 13º salário, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS. Para aqueles que não têm acesso à internet, a consulta pode ser feita pela Central 135 – disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Na ligação, a pessoa deverá informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais.
Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.518)
Para quem recebe acima de um salário mínimo
Prevendo contemplar 34,2 milhões de segurados, este é o sexto ano consecutivo em que o 13º salário do INSS é pago de forma antecipada. Em 2020 e 2021, os depósitos, geralmente feitos no segundo semestre do ano, foram realizados mais cedo devido à crise provocada pela pandemia de covid-19. Nos anos seguintes, a antecipação ocorreu com objetivo de estimular a economia.