"Guerra nunca mais": papa pede paz duradoura na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 11/05/2025

O papa Leão XIV durante a oração Regina Caeli na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 11 de maio de 2025 — Foto: Remo Casilli/Reuters

Neste domingo (11), o papa Leão XIV fez um apelo à paz duradoura na Ucrânia e ao cessar-fogo imediato e libertação dos reféns israelenses na Faixa de Gaza, durante sua primeira oração dominical a uma multidão de fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano. Ele também celebrou o cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão.

Ao apelar pela paz, Leão XIV lembrou que a Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, depois de causar 60 milhões de mortes.

"No cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial fragmentada, como várias vezes afirmou o papa Francisco, eu também gostaria de me dirigir às autoridades do mundo, repetindo um apelo sempre atual: guerra nunca mais."

Às 7h deste domingo (meio-dia no horário local), ele apareceu no Balcão das Bênçãos, onde recitou a oração Regina Caeli (Rainha do Céu), em homenagem à Virgem Maria. Esta oração substitui o Angelus durante o período pascal. Durante a fala, que durou cerca de 12 minutos, Leão XIV repetiu a palavra "paz" por dez vezes.

Sobre a guerra na Europa, o novo papa disse que carrega no coração o "sofrimento do amado povo ucraniano". Ele apelou por negociações para alcançar uma "paz autêntica, justa e duradoura". "Que todos os prisioneiros sejam libertados e que as crianças sejam devolvidas às suas famílias."

Ao falar sobre Gaza, Leão XIV lembrou que, 5 horas antes, um ataque israelense havia matado dez pessoas, incluindo quatro menores em Khan Yunis. "Estou profundamente triste com o que acontece na Faixa de Gaza", afirmou. "Que haja cessar-fogo imediato, que seja oferecida ajuda humanitária à sofrida população civil e que sejam libertados todos os reféns", disse, fazendo referência aos israelenses que ainda estão sob poder do grupo terrorista Hamas.

Leão XIV mencionou a pausa no conflito na Caxemira e disse esperar que Índia e Paquistão cheguem a um acordo duradouro de paz. "Quantos outros conflitos existem no mundo? Confio à Rainha da Paz esse meu apelo, para que ela o apresente ao senhor Jesus para obter o milagre da paz", rezou o papa.

Dia das Mães

O novo papa também citou o Dia das Mães. "Mando uma querida saudação a todas as mães por elas e por aquelas que já estão no céu: feliz Dia das Mães a todas as mães"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram