Mano Menezes – (Reprodução – Internet)
Na noite da segunda-feira (21), o Grêmio anunciou oficialmente a contratação do técnico Mano Menezes, de 62 anos, para substituir Gustavo Quinteros, demitido na última quarta-feira. Ele assina contrato até o fim do ano.
A divulgação do acordo fechado ocorre exatamente 20 anos após sua primeira passagem pelo clube. No dia 21 de abril de 2005, Mano chegava ao Tricolor para comandar a equipe no retorno à elite do futebol brasileiro, com direito à Batalha dos Aflitos, diante do Náutico, no último jogo da Série B daquele ano. A vitória por 1 a 0 que ganhou ares de epopeia também garantiu o título da competição.
O treinador comandará o primeiro treinamento nesta terça-feira, no CT Luiz Carvalho. A estreia será contra o Godoy Cruz, na próxima quinta-feira, às 19h, na Argentina, pela terceira rodada da Sul-Americana.
A primeira missão da nova comissão técnica e fazer o time voltar a vencer. Com quatro pontos, o Tricolor ocupa a 18ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.
O último trabalho de Mano foi no Fluminense, onde foi contratado em julho de 2024 - e saiu após a primeira rodada do Brasileirão deste ano. Comandou o clube na fuga do rebaixamento no ano passado e, ao todo, esteve à frente do time em 46 jogos, com 20 vitórias, 13 empates e 13 derrotas – aproveitamento de 52%.