
Thiago Sampaio / Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participaram nesta segunda-feira (13), do lançamento da pedra fundamental que marca o início da construção da sede do Centro de Pesquisa da Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas. O centro tem como missão gerar informações científicas e tecnológicas para agregar valor aos produtos alimentares brasileiros, em conexão com a demanda da sociedade, apoiando o desenvolvimento territorial.
Para o governador Paulo Dantas, a instalação do Centro de Pesquisas de Alimentos da Embrapa é um marco histórico para Alagoas, um dos estados que mais investe em pesquisa e tecnologia. “Somos o quinto estado no Brasil que mais concede bolsas de mestrado, doutorado, de pós-graduação, e a ciência, pesquisa, inovação, é uma prioridade para a Embrapa, para o governo federal e é também para o governo de Alagoas”, enfatizou o governador.
A nova sede da Embrapa ficará localizada onde funcionou a Companhia de Fiação e Tecidos Norte Alagoas e as obras têm previsão para ser iniciadas em janeiro de 2024. O terreno foi doado pelo Governo do Estado.
Investimentos na Emater
Ele anunciou também que para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento da agricultura no Estado, vai investir na Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas), com a realização concurso público para a empresa ainda no primeiro semestre de 2024.
“No próximo ano, vamos lançar o programa mais robusto de assistência técnica já visto na história do estado de Alagoas, e essas iniciativas vão fortalecer ainda mais a agricultura familiar, vão manter o homem no campo, melhorar a sua produtividade, principalmente na região do semiárido”, anunciou Paulo Dantas.
