
Furacão Melissa atingiu o território jamaicano e provocou destruição
Imagem: Reprodução CNBC
O furacão Melissa, que atingiu a Jamaica nesta terça-feira (28), perdeu força e caiu para a categoria 4, mas ainda é considerado "extremamente perigoso".
O que aconteceu
Melissa caiu da categoria 5 para 4 no nível de periculosidade. Fenômeno ainda oferece risco à vida das pessoas, segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês).
Nesta categoria, o furacão provoca ventos com cerca de 240 km/h. Atualmente, o fenômeno está sob a região norte do território jamaicano e se encaminha para outros países do Caribe.
Tendência é de que Melissa perca força gradualmente, segundo o NHC. Entretanto, o furacão ainda terá grande intensidade ao atingir Cuba.
O presidente cubano Miguel Díaz-Canel fez um apelo à população para que busque abrigo. Ao menos 170 mil pessoas já foram evacuadas na província de Santiago de Cuba.
Furacão provoca danos na Jamaica
Melissa tocou o solo da Jamaica na tarde desta terça. Na ocasião, o furacão ainda estava na categoria 5, a máxima na escala do NHC, com ventos de até 300 km/h.
Furacão teve "efeito catastrófico", segundo autoridades da Jamaica. Ao menos três óbitos já foram confirmados por causas relacionadas ao fenômeno da natureza, de acordo com o Ministério da Saúde e Bem-Estar jamaicano.
Melissa já havia provocado outras quatro mortes durante a semana antes de chegar à Jamaica. Foram três mortos no Haiti, e um na República Dominicana.
Primeiro-ministro jamaicano declarou situação de desastre no país. Andrew Holness também renovou ordem comercial que impede o aumento de preços para "prevenir qualquer exploração da população em um momento em que os cidadãos estão garantindo alimentos, água e suprimentos". A ONU (Organização das Nações Unidas) tem atuado no envio de suprimentos aos jamaicanos afetados pelo furacão.
Furacão é descrito como "a tempestade do século" na Jamaica pela Organização Meteorológica Mundial. Entretanto, é preciso esperar que o furacão deixe totalmente o país para mensurar o nível de destruição causado.
