
Mohamad Salaheldin Abdelg Alsayed/Anadolu via Getty Images
A tentativa de bloquear o mercado de Rungis, a central de alimentos de Paris, resultou na prisão de 79 pessoas, que causaram “danos” ao local, segundo uma fonte policial francesa.
O pacote de ajudas liberado aos agricultores na quarta-feira (31/1) pelo governo francês e as concessões da Comissão Europeia sobre as importações ucranianas não foram suficientes para os produtores rurais, que também estão se mobilizando na Itália, Espanha e Alemanha.
Além dos fundos de emergência anunciados para os produtores de carne bovina, produtores orgânicos e agricultores afetados pela tempestade Ciaran, os viticultores franceses em dificuldades receberão 80 milhões de Euros em assistência, anunciou o ministro da Agricultura, Marc Fesneau.
O chefe da Federação Nacional dos Produtores Agrícolas Franceses (FNSEA), Arnaud Rousseau, disse aos senadores franceses que “há grandes expectativas” entre os agricultores que protestam na França. “Portanto, estou tentando fazer um apelo para a calma e a razão”.
Mas, se o governo não apresentar respostas “profundas”, o Salão da Agricultura, principal evento do setor que acontece no final de fevereiro, não será “um bom termômetro” para os políticos, advertiu Rousseau.
