
Estudante de Alagoas conquista vaga no mundial de profissões na China
O estudante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai) Mikael Ribeiro Simões, de 20 anos, conquistou uma vaga na WorldSkills 2022, a maior competição de educação profissionalizante do mundo, que vai acontecer em Shanghai, na China, de 12 a 17 de outubro.
As seletivas nacionais ocorreram em Palmas. Mikael conquistou medalha de ouro na categoria ocupação Soluções de Software para Negócios e vai ser um dos representantes brasileiros na competição mundial.
“É uma sensação inigualável! De dever cumprido, de que todo o esforço valeu a pena! Felicidade é o sentimento que mais descreve o que senti e o que sinto agora. Creio que, tendo em vista todo o esforço e o suor derramado para essa conquista [na seletiva nacional], sim, eu me sinto preparado para enfrentar qualquer desafio que vier em Shangai", disse Mikael.
A gerente de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Cristina Suruagy, disse que todos estão orgulhosos com o feito do estudante
“A gente se emociona junto, porque é um trabalho que tem uma dedicação dele e um empenho muito forte. Este resultado comprova, cada vez mais, a excelência da educação Senai em Alagoas. Mikael é um case de sucesso! Nosso aluno desde o ensino médio, além de estagiário e competidor. Sou puro orgulho!”, disse ela.
A WorldSkills reúne os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul, que disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.
A competição de educação acontece a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2019, na cidade russa de Kazan, com a participação de mais de 1.300 competidores de 63 países em 56 modalidades. O Brasil ficou em 3º lugar geral e conquistou 2 medalhas de ouro, 5 pratas e 6 bronzes, nas modalidades de Desenho Mecânico em CAD, Mecânica de Veículos Pesados, Computação em Nuvem, Tecnologia da Moda, Tornearia CNC, Engenharia de Moldes para Polímeros, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Instalações Elétricas Prediais, Segurança Cibernética, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Tecnologia de Laboratório Químico, Mecatrônica e Soldagem respectivamente.
