Uma alagoana conseguiu tirar a nota máxima em redação. Nathaly Nobre tirou nota 1000 no exame e está na lista dos 28 estudantes em todo país que atingiram a pontuação máxima dos mais de 2,7 milhões de candidatos que compareceram à prova. O balanço foi divulgado na segunda-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a avaliação.
Nathaly fez as provas pela quarta vez e o sonho dela é cursar medicina. Assim como os demais candidatos, ela teve problemas para acessar o site que foram provocados por questões técnicas, segundo o Inep. A estudante disse que todo esforço foi recompensado.
"A gente olha para trás e vê toda trajetória construída porque não vem do nada, não vem de ontem, não foi de um mês. Foram anos. É resultado de muita dedicação, esforço, nunca desistir, ter perseverança", disse a candidata.
Segundo o Inep, houve queda no número de estudantes com desempenho máximo e isso pode ter relação com a altíssima taxa de abstenção: na edição impressa do Enem 2020, aplicada durante a pandemia, mais da metade dos inscritos faltou.
A estudante alagoana disse que o segredo da prova estava nas palavras-chave.
"A questão da redação é pegar as palavras-chave, associar aos repertórios que são adquiridos, que você usa. Não é apenas você copiar uma situação. É você relacionar e selecionar muito bem todos os argumentos e desenvolver", disse ela.
