Em Pernambuco: jovem é solto após ficar 10 meses preso no lugar de acusado de homicídio com mesmo nome

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 08/10/2025

Anderson Gabriel da Silva ficou 10 meses preso por engano no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Um homem preso por engano foi liberado na terça-feira (7), após passar 10 meses no Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu Lima, no Grande Recife.

Anderson Gabriel da Silva, de 25 anos, foi preso após um erro de identificação: o verdadeiro criminoso é homônimo dele e tem o mesmo nome da mãe do jovem.

O jovem foi acusado injustamente de participar de um homicídio em Goiana, município na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Na época, a irmã da vítima fez o reconhecimento fotográfico errado do suspeito preso.

De acordo com a Defensoria Pública de Pernambuco, que acompanhou o caso, a Polícia Civil fez a identificação civil do suspeito de forma errada. Por causa disso, o processo seguiu, e Anderson teve a prisão preventiva decretada.

Desde o início, Anderson afirmou que não tinha qualquer relação com o crime. A família dele acionou a Defensoria Pública, que conseguiu identificar o erro e fez, em março deste ano, o primeiro pedido de liberdade para o jovem.

Ao longo dos meses, o caso passou por diferentes defensores. O processo contou com coleta de assinaturas, análise de documentos e comparação de registros de foto e vídeo. As provas mostraram, então, que Anderson foi confundido com o real criminoso.

Depois da saída de Anderson do Cotel, a Defensoria Pública orientou o jovem a buscar a responsabilização do governo do estado pelos danos causados pela prisão indevida.

TV Globo entrou em contato com a Polícia Civil, a Secretaria Estadual de Defesa Social e o governo de Pernambuco, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram