Foto: MPE/CE
Um decreto municipal publicado na última sexta-feira (5), sob recomendação do Ministério Público do Estado (MPE) do Ceará e de entidades de proteção aos animais, tornou os passeios de charrete com tração animal, que normalmente são equinos, proibidos na Vila de Jericoacoara, a partir do dia 12. Essas charretes são relativamente comuns para a realização de transporte de turistas em determinadas áreas.
“As inúmeras notícias trazidas ao conhecimento acerca da realização de passeios turísticos movidos por equinos (jumentos) na Vila de Jericoacoara, com práticas de maus-tratos aos animais (falta de descanso, ausência de água, trabalho sob o sol sem sombra, alimentação aquém da necessária, castigos físicos, açoites, etc) precisam ser coibidas...”, diz um trecho do decreto.
O documento também afirma que o município vai cadastrar os trabalhadores dessa área, que tiveram seus sustentos afetados, “para verificação de possibilidade de inserção em outras atividades”.
O prefeito Lindbergh Martins (PSD) considera que a cidade está atenta às questões ambientais e de maus tratos, e que busca sanar esse tipo de prática recorrente.