Serragem, trigo, pó de café, cal e sal grosso. A tradição de enfeitar as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento se repetiu mais uma vez em Palmeira dos Índios nesta quinta-feira (20), no dia do Corpus Christi.
A celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Manoel Oliveira Soares Filho, começou com uma missa na Paroquia Nossa Senhora das Graças no bairro Juca Sampaio; em seguida fiéis participaram de uma procissão sobre tapetes até a Catedral, no centro.
Para a cerimônia foram confeccionados os tradicionais tapetes, que guiaram o caminho dos católicos em peregrinação. A responsabilidade mais uma vez foi dos movimentos pastorais de quatro paróquias do município. Voluntários usaram ornamentos para criar imagens religiosas como pó de serra, trigo, café, casca de café e colorantes.
Para a Igreja Católica, essa é a data mais importante do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão, percorrendo as ruas da cidade. O feriado da Igreja Católica é uma homenagem ao "mistério da eucaristia": o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Sem dia pré-estabelecido no calendário, a data é comemorada após o domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez, é celebrada no domingo seguinte ao dia de Pentecostes.
Fonte: Todo Segundo