
Aulas 100% presenciais são retomadas nas escolas estaduais de Alagoas
As aulas 100% presenciais foram retomadas nesta segunda-feira (8) nas escolas da rede estadual de Alagoas. A volta às aulas com todos os alunos em sala passa a ser obrigatória depois de meses no formato híbrido, por causa da pandemia da Covid. Para cumprir as medidas de segurança sanitária, muitas escolas passaram por reformas.
“A escola se organizou para esse momento, todas as salas e todos os ambientes cumprem as medidas de segurança. Desde a entrada do aluno até a saída, todas as medidas de segurança para prevenção estão sendo mantidas”, explicou o diretor da Escola Estadual Noel Nutels, no Jacintinho, Flávio Martins.
A mudança agradou os alunos. “No [formato] presencial a gente tira as dúvidas e ali mesmo você entende e compreende o que está se passando”, avaliou Marcely Maximim, aluna do 9º ano.
De toda a rede de ensino estadual, cerca de 280 escolas retornaram às aulas, mas cerca de 30 escolas ainda estão passando por reformas para se adequarem às medidas de segurança sanitária.
“A expectativa é de que até o fim desse mês sejam concluídas todas as reformas de todas as escolas da rede estadual. Além disso, algumas escolas que estão há mais tempo fechadas, desde antes da pandemia, também estão sendo reformadas e serão entregues ainda este ano”, disse o secretário de Educação de Alagoas, Rafael Brito.
As aulas na rede estadual estavam acontecendo no formato híbrido desde agosto. As turmas se dividiam em dois grupos, sendo 50% dos estudantes, e assistiam às aulas presencialmente durante uma semana e assistiam aos conteúdos de forma online na outra. Antes disso, o ensino era completamente online.
O governo de Alagoas determinou o retorno das aulas 100% presenciais por meio de uma portaria publicada no dia 29 de outubro no Diário Oficial do Estado.
O retorno às aulas presencias é obrigatório, exceto para alunos com justificativa médica ou que façam parte do grupo de risco.
