Ativistas brasileiros de flotilha são deportados por Israel para a Jordânia, diz Itamaraty

Por: Rádio Sampaio com SBT News
 / Publicado em 07/10/2025

Flotilha Global Sumud | Reprodução/Instagram

Ativistas brasileiros que integravam a flotilha Global Sumud foram deportados por Israel para a Jordânia e libertados, confirmou o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) na manhã desta terça-feira (7). Grupo de 13 pessoas inclui a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).

Segundo o MRE, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv conduziu negociações em nome do governo federal para soltar ativistas presos a bordo de iniciativa que tentava levar ajuda humanitária a palestinos na Faixa de Gaza. Embarcação foi interceptada em águas internacionais por militares israelenses.

Brasileiros foram levados até a fronteira com a Jordânia e libertados. "Diplomatas das Embaixadas em Tel Aviv e em Amã receberam os ativistas que estão, nesse momento, sendo transportados para a capital jordaniana em veículo providenciado pela Embaixada brasileira naquele país", afirmou o Itamaraty, em nota.

No comunicado, o governo brasileiro voltou a fazer apelo à "comunidade internacional" pelo fim do bloqueio de ajuda à Gaza, "por constituir grave violação ao direito internacional humanitário".

Leia nota do Itamaraty sobre libertação de ativistas brasileiros presos:

"Após negociações conduzidas pelo governo brasileiro, por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, os 13 brasileiros que integravam a flotilha Global Sumud, entre eles a Deputada Federal Luizianne Lins (PT-CE), foram conduzidos até a fronteira com a Jordânia e libertados. Diplomatas das Embaixadas em Tel Aviv e em Amã receberam os ativistas que estão, nesse momento, sendo transportados para a capital jordaniana em veículo providenciado pela Embaixada brasileira naquele país.

A flotilha Global Sumud, integrada por mais de 40 embarcações e 420 ativistas de diferentes nacionalidades, tinha caráter pacífico e tentava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza quando foi interceptada em águas internacionais por forças militares do Estado de Israel. O Brasil conclama a comunidade internacional a exigir de Israel a cessação do bloqueio à Gaza, por constituir grave violação ao direito internacional humanitário."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram