Deputado Delegado Leonam- Foto: Assessoria/ALE
A Assembleia Legislativa de Alagoas está discutindo um projeto de lei, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a realização periodicamente do Censo Estadual de Animais Domésticos. Pelo projeto, o censo deverá ser realizado com intervalos não superior a dez anos, de modo a acompanhar, no mínimo, a periodicidade decenal padrão dos censos demográficos. A matéria já foi discutida em segundo turno.
Além de produzir informações sobre a quantidade de cães e gatos existentes no Estado de Alagoas, o censo deverá discriminar os animais entre machos e fêmeas; tutelados ẹ em situação de abandono; vacinados não vacinados; castrados e não castrados; entre outros critérios que se revelem metodologicamente relevantes para orientar a formulação de políticas públicas.
Segundo Leonam, o objetivo deste censo é orientar formulação de políticas públicas efetivas destinadas à proteção da fauna de animais domésticos em âmbito estadual.
“Sem números, evidências e dados, é impossível fazer diagnósticos precisos e usar bem o erário. É isso que tem acontecido no país. Programas direcionados aos animais, que quase nunca existem, se apoiam em números que não encontram respaldo na realidade concreta”, disse o deputado.