Após aval da Anac, iFood retoma entregas por drones em Sergipe

Por: Rádio Sampaio com O Globo
 / Publicado em 02/10/2025

iFood retoma entregas por drones em Sergipe — Foto: Divulgação

O iFood, em parceria com a Speedbird Aero, anunciou nesta quarta-feira a retomada da operação de entrega de refeições por drones em Aracaju, Sergipe. A empresa obteve a primeira autorização permanente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no país para voos seguros sobre áreas com circulação de pessoas. Foi o primeiro aval para transporte de alimentos por drones na América do Sul, segundo a companhia.

A ideia é que os drones sejam utilizados em situações que envolvam barreiras naturais do trajeto. É o caso de entregas em regiões distantes ou que passem por rios ou áreas de difícil acesso. Assim, a tecnologia aérea encurta caminhos e reduz o tempo de entrega.

Um entregador de carne e osso ainda é o responsável pela última milha, ou seja, por coletar o pedido no ponto de pouso do drone e levar até o consumidor.

Em Aracaju, o drone faz uma rota que parte do Shopping Center RioMar e sobrevoa uma área com circulação de pedestres. Depois, cruza o rio Sergipe para chegar até a cidade vizinha de Barra dos Coqueiros, onde realiza a entrega dos restaurantes em condomínios.

Pelo ar, o pedido chega até o cliente em trinta minutos, segundo a empresa. O trajeto por terra demoraria cerca de uma hora.

A rota foi iniciada em 2021 como projeto-piloto. Agora, em nova fase, retorna com capacidade para até 280 pedidos por dia e com uma aeronave capaz de transportar até 5 quilos. Antes, o limite era de 3 kg.

Veja detalhes do drone

 

  • Capacidade: até 5 kg (para transporte de comida)
  • Velocidade: 50 km/h
  • Altitude: até 60 metros (equivalente a um prédio de 20 andares)
  • Segurança: equipado com GPS para navegação e paraquedas em caso de
  • emergência
  • Operação: comandado por um centro de controle da Speedbird Aero em
  • Franca (SP)
  • Frota: dois drones disponíveis para o trajeto, que podem ser acionados ao
  • mesmo tempo, conforme a demanda.
  • Resistência: suporta ventos de até 55 km/h e chuva leve (5 mm por hora).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram