Antes de matar amigo, brasileiro pesquisou se existia pena de morte na Holanda

Por: Rádio Sampaio com O Globo
 / Publicado em 09/02/2024

Segundo a mãe, Begoleã Fernandes admitiu ter matado Alan Lopes, em Amsterdã — Foto: Reprodução

O brasileiro Begoleã Mendes Fernandes, preso ano passado ao tentar embarcar em um avião com o que alegava ser carne humana na mala, será internado em uma instituição psiquiátrica por toda a sua vida, de acordo com uma decisão da Justiça da Holanda. A decisão foi anunciada na quinta-feira (8). No entendimento das autoridades locais, Begoleã, considerado incapaz, agiu de forma premeditada ao assassinar a facadas o compatriota Alan Lopes, crime ocorrido em Amsterdã, no ano passado. Begoleã acreditava que Alan era canibal.

As investigações mostraram que, dias antes do crime, Begoleã Fernandes pesquisou na internet se existia pena de morte nos Países Baixos. Outro episódio revelado pelas investigações também aponta para um crime planejado. Uma testemunha não identificada relatou no tribunal ter ouvido o brasileiro expressar, antes do crime, seu desejo de matar Alan Lopes.

Begoleã tem duas semanas para recorrer da decisão. A Justiça concordou com a avaliação do Ministério Público de que o brasileiro é esquizofrênico e incapaz de responder pelo crime.

Ao tribunal holandês, Begoleã Fernandes relatou ter bebido uísque, fumado maconha e cheirado cocaína, na noite do assassinato.

No entendimento da Justiça holandesa, o brasileiro premeditou o crime. De acordo com o MP, os peritos concluíram que Begoleã desenvolveu delírio paranoico em relação à vítima. "Ele estava convencido de que seria comido pela vítima (...) Naquele dia ele foi até a vítima ‘para resolver’ e naquela noite ameaçou a vítima de morte", afirma o órgão.

Os juízes não aceitaram a tese de legítima defesa: o Alan não atacou primeiro, mas foi atacado enquanto dormia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram