
Alunos de escolas estaduais de Alagoas não vacinados contra Covid terão nomes enviados ao MP e conselhos tutelares
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) vai publicar uma portaria determinando que as escolas da rede estadual exijam o cartão de vacinação contra Covid dos estudantes para as aulas presenciais, que devem ser retomadas no dia 7 de fevereiro. Contudo, o estudante não vacinado não será impedido de assistir às aulas.
A informação foi confirmada nesta quinta-feira (20) pela Seduc, que explicou que a portaria será publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias, mas não deu uma data exata. A exigência é para ter o controle de quem está imunizado e de quem não está.
"Aqueles que ainda não estejam vacinados terão seus nomes enviados ao Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Conselho Tutelar e Secretarias Municipais de Saúde para que, juntos, os órgãos busquem o convencimento destes jovens e familiares sobre a importância da imunização", diz trecho da nota da Seduc (leia nota na íntegra ao final do texto).
Após mais de um ano suspensas, as atividades presenciais na rede estadual de ensino foram retomadas de forma híbrida (50% presenciais e 50% online) em agosto de 2021. Três meses depois, foi autorizada a retomada das aulas 100% presenciais, seguindo protocolos sanitários de uso de máscara e higienização das mãos, objetos e ambientes.
Até então, não havia exigência de comprovante de vacinação para os estudantes, mas com o início da vacinação para crianças de 5 a 11 anos, o avanço da vacinação de adolescentes, e o aumento dos casos de Covid no estado, a orientação vai mudar para o ano letivo 2022.
Assim como as escolas estaduais, as escolas municipais e privadas de Maceió também vão cobrar o cartão de vacinação das crianças e adolescentes, mas apenas para efeito de controle. Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Maceió, a medida foi uma sugestão do comitê executivo de combate à Covid e não haverá impedimento para acesso às aulas de quem não estiver vacinado.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que irá emitir nos próximos dias uma portaria que determina a solicitação do cartão de vacina a todos os alunos da rede estadual de ensino. Aqueles que ainda não estejam vacinados terão seus nomes enviados ao Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Conselho Tutelar e Secretarias Municipais de Saúde para que, juntos, os órgãos busquem o convencimento destes jovens e familiares sobre a importância da imunização. Contudo, não haverá impedimento que nenhum estudante participe presencialmente das aulas, mesmo que não apresente o comprovante de vacinação.
O início do ano letivo de 2022 está mantido para 7 de fevereiro de forma 100% presencial, seguindo todos os protocolos sanitários adotados desde o retorno às atividades na rede pública estadual de Alagoas, em agosto de 2021.
