Ação ocorreu próximo a uma loja Home Depot na Wilshire Boulevard, em Los Angeles — Foto: Reprodução/X
O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) realizou a chamada Operação Cavalo de Troia em Los Angeles, que resultou na prisão de 16 imigrantes sem documentos da Guatemala, México, Honduras e Nicarágua. A ação ocorreu próximo a uma loja Home Depot na Wilshire Boulevard, em Los Angeles, área dominada, segundo o governo, pela gangue MS-13.
Imagens divulgadas mostram agentes saindo da traseira de um caminhão de mudança da Penske e correndo em direção ao grupo, que se dispersou ao ver os oficiais federais. A emprensa declarou que não autorizou o uso de seus veículos para o transporte de pessoas e reforçará suas políticas para evitar abusos.
Apesar de uma liminar federal que restringe detenções baseadas apenas em etnia ou ocupação — e exige acesso a advogados —, a operação foi realizada normalmente. O governo recorre da decisão judicial, que já foi mantida pelo Tribunal de Apelações do 9º Circuito, e pode chegar à Suprema Corte.
O procurador-geral para Los Angeles, Bill Essayli, comemorou a ação nas redes sociais: “A fiscalização da imigração não parou no sul da Califórnia”.
No início de junho, operação similar no mesmo local provocou reação da prefeita Karen Bass, que defendeu o fim das batidas policiais na cidade.
— Eles precisam ir embora agora. Isso é inaceitável! — disse Bass na ocasião.