Com o objetivo de ampliar as coberturas dos planos de saúde, a agência reguladora de medicamentos e alimentos (FDA, no inglês) dos Estados Unidos aprovou que o Wegovy, um medicamento popular contra a obesidade, seja usado para reduzir “o risco de morte cardiovascular, ataques do coração e acidente vascular cerebral em adultos com doença cardiovascular, obesidade e sobrepeso”.
"Essa população de pacientes tem um risco mais alto de morte cardiovascular, ataques do coração e acidente vascular cerebral", disse o diretor da divisão de diabetes, obesidade e desordens lipídicas do FDA, John Sharretts. Ele também ressaltou que isso é um grande avanço na saúde pública.
A decisão, apoiada em um estudo clínico feito em vários países, pode mudar radicalmente a vida de cerca de 70% dos adultos americanos, que possuem obesidade ou sobrepeso. A pesquisa foi feita com 17,5 mil pacientes, onde foi verificado que o grupo que recebeu Wegovy teve 20% menos possibilidade de ter um acidente cardiovascular de importância.