Nicolás Maduro, em Caracas
Imagem: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters
A Venezuela vai votar neste domingo (3) um referendo para saber se pode invadir a Guiana. Pelas redes sociais, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou os cidadãos do país a votar e criar “um novo marco na história” da Venezuela.
“Neste domingo, quando votarmos, pensaremos na pátria, na família, na juventude e no futuro. A Venezuela toda por amor, pela paz e por Essequibo [região da Guiana em disputa] se prepara para marcar um novo marco na história do nosso país. Unidos, nós podemos nos recuperar e pintar o mapa inteiro. Vamos deixar nossa marca!”, escreveu Maduro em seu perfil no X.
A região de Essequibo ou Guiana Essequiba é disputada entre os 2 países há mais de 1 século. O local tem 160 mil quilômetros quadrados e é administrado pela Guiana, que tem como chefe de Estado Irfaan Ali. A Venezuela deseja anexar uma área que representa 74% do território do país vizinho.
Pressão internacional
A Corte Internacional de Justiça, órgão judiciário da ONU em Haia, decidiu nesta 6ª feira (1º.dez.2023) que a Venezuela não pode tomar medidas para anexar a região. O tribunal também afirma que ambas as partes envolvidas no caso devem abdicar de “qualquer ação que possa agravar ou prolongar o litígio perante o tribunal, ou torná-lo mais difícil de resolver”.