
Enem: professores dão dicas de como estudar literatura ouvindo música
Professores das disciplinas de língua portuguesa e literatura explicam como o estudante pode se preparar para as questões de literatura nesta reta final que antecede o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ouvindo música.
Diogo Mendes é professor de literatura da plataforma Descomplica e diz que as canções de protesto da década de 60 e o movimento tropicalista auxiliam entender o contexto da ditadura militar no Brasil.
"Uma boa forma de conhecer grandes nomes da MPB (Música Popular Brasileira) e ainda se preparar para o Enem, que se aproxima, é entrar em contato com a produção cultural da década de 60", conta. Mendes destaca nomes que marcaram a época e que são importantes até hoje como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Os mutantes etc. "Assim como ocorre em nosso contexto atual, aquele período foi marcado por grandes tensões e antagonismos. O cenário musical daquela época teve o desafio de dar conta de um tempo marcado por muitas e diferentes censuras à liberdade de expressão", explica.
O professor ainda destaca que vale analisar as canções de protesto, carregadas de metáforas críticas, que, a partir de 1968, tentavam driblar a censura imposta pela ditadura.
"O Tropicalismo também foi impulsionado pelo movimento da contracultura, que promoveu uma revolução musical, ao propor outros tipos de ritmos, letras construídas a partir de técnicas cinematográficas, com colagens de imagens e diálogo com a crítica à literatura e política da época, Pop Art e a comunicação de massa", esclarece.
Uma dica dada por ele aos estudantes é que procurem pela playlist nas plataformas digitais Uma noite em 67. "É um documentário e livro de mesmo nome que já foram, inclusive, trabalhados em uma questão do Enem de 2017", conta.
