TSE rejeita pedido de tropas federais para cinco municípios de Alagoas nas eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de envio de tropas federais para cinco cidades de Alagoas durante as eleições de domingo (2). Em sua decisão, o ministro Alexandre de Moraes explica que o Governo do Estado garantiu que consegue manter a segurança do pleito nos municípios de São Sebastião, Campo Alegre, Junqueiro, Teotônio Vilela e Matriz de Camaragibe, sem a necessidade do auxílio federal.
O pedido de reforço foi feito pelo deputado federal Arthur Lira (PP) e aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Lira alegou que o clima político nas referidas cidades tem se acirrado de forma insustentável e ressaltou a necessidade de reforçar a segurança nas eleições do dia 2 de outubro nesses municípios.
Em sua decisão, Morais explica que o envio de tropas federais é medida excepcional e que só deve acontecer quando o Chefe do Poder Executivo assinala insuficiência das forças estaduais.
Como a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) garantiu que consegue prover o reforço policial com o seu efetivo, desde a guarda das urnas até o término das apurações, o ministro entendeu que não seria necessária a intervenção do Exército Brasileiro.