A independência do Brasil é celebrada em 7 de setembro, data em que Dom Pedro I, então príncipe regente em 1822, deu seu famoso grito às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. A partir deste momento, o país passa a ser uma nação independente e não mais colônia de Portugal.
Na época, com a dificuldade de propagação das informações pelo território nacional, a maioria das pessoas não ficou sabendo do ocorrido no dia, nem sequer no próprio mês de setembro. A população em geral só ficou a par das boas-novas em 12 de outubro do mesmo ano, data do começo do reinado de Dom Pedro I como imperador do Brasil e também o dia do aniversário de 24 anos dele. Quando proclamou a Independência, ele era muito jovem, tinha apenas 23 anos.
Após dois anos de suspensão pela pandemia de Covid-19, os estados voltam a comemorar a Independência do Brasil com os tradicionais desfiles cívico-militares do 7 de Setembro.
A celebração do 7 de Setembro começa a partir das 9h em Brasília com o tradicional desfile militar, que volta à Esplanada dos Ministérios. Ao todo, devem participar cerca de 3,1 mil militares. O público que for acessar a região da Esplanada dos Ministérios vai passar por linhas de revista da Polícia Militar e não será possível acessar o evento de carro.
A capital Maceió também comemora a data com o desfile cívico, previsto para começar às 9h. Neste ano, o festejo contará com a participação de aproximadamente 1.600 integrantes das forças de segurança que atuam em Alagoas.