Agricultores de Palmeira dos Índios inovam com produção de vinho de jabuticaba

Por: Rádio Sampaio
 / Publicado em 25/07/2021

Produtos feitos das jabuticabas cultivadas em Palmeira dos Índios, AL — Foto: Reprodução/TV Gazeta

As jabuticabas produzidas por agricultores familiares na Serra das Pias, em Palmeira dos Índios, estão sendo transformadas em vinho artesanal, além de outras delícias.

O fruto arredondado, de casca preta e polpa branca é produzido pela jabuticabeira. Cerca de 40 famílias se dedicam ao cuidado das árvores que atravessam gerações.

"Tem pé de fruta que já tem 150 anos que meu avô plantou. E hoje, no meu terreno, a gente tira 70, 80 caixas de jabuticabas", conta a produtora rural Valéria Brito.

Mas o cultivo na região se transformou em trabalho coletivo há apenas três anos. A colheita é feita duas vezes por ano, dependendo das chuvas.

O processo de produção do vinho começa com a seleção das frutas. Depois é feita a sanitização e a maceração. Aí vem a fermentação, que é feita em várias etapas. E por fim, é feito o envase.

Os produtos são vendidos no espaço camponês, que fica às margens da rodovia AL-115.

"Além do vinho, nós temos a geleia premium, a compota de jabuticaba e a jabuticaba cristalizada. E o vinho nós temos ele suave e seco. Então, nós estamos aí com um cardápio recheado de produtos de jabuticaba. E por quê? Porque essa região da Serra das Pias é a região mais produtora de jabuticaba aqui do nosso estado. A nossa região serrana é rica. Nosso solo é muito fértil e a jabuticaba se adaptou muito bem aqui nessa região", conta a diretora da cooperativa, Salete Barbosa.

A nutricionista Maria Helena Menezes explica que a jabuticaba é rica em nutrientes.

"A fruta em si ela é riquíssima. E precisamos valorizar mais esse alimento. Um dos principais nutrientes que se destacam são as substâncias bioativas. Entre elas está presente os antocianinos e os flavonoides, exatamente o que dá a cor roxa na fruta", diz a nutricionista.

E nada é desperdiçado na jabuticaba. "Antes fazia só o vinho e perdia as cascas. Mas agora as cascas estão sendo aproveitadas em geleia, em compota e em fruta cristalizada. E está em andamento fazer outras receitas, como bolo, arroz, recheio de brigadeiro, entre outras", disse a produtora rural Givanilda Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram