A novela do concurso público da Prefeitura de Rio Largo, cidade da região Metropolitana de Maceió, ganhou mais um capítulo.
A Justiça determinou a suspensão da aplicação das provas para 8 cargos, pela falta de vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD). O Município anunciou nesta sexta-feira (2) que acatou a decisão, mas que o certame para os outros cargos está mantido para o domingo (4).
A informação foi divulgada nas redes sociais. Os cargos que tiveram provas canceladas foram:
Para todos esses cargos, as provas foram remarcadas para o dia 15 de setembro de 2019.
A determinação é do juiz Marclí Guimarães de Aguiar, da 1ª Vara de Rio Largo/ Cível e da Infância e Juventude. Em sua decisão, ele afirma que não havia previsão de vagas para pessoas com deficiência em nenhum dos cargos listados acima.
Ainda segundo o texto da decisão, a Prefeitura fica obrigada a retificar o edital do concurso, para incluir a previsão de reserva de vagas para PCD, e a reabertura das inscrições pelo prazo mínimo de 10 dias. A Prefeitura tem um prazo de 15 dias para se manifestar.
Procurada pela reportagem para comentar esses pontos, a assessoria da prefeitura disse que no momento está contribuindo da melhor forma com a Justiça, e a publicação feita nas redes sociais já marca as provas para 15 de setembro.
Na última quarta (31), a Justiça havia determinado a suspensão do concurso, para que fossem realizadas mudanças no edital para o cargo de agente de trânsito. Isso por conta de uma ação popular, que questionava pontos do texto, como a exigência do teste de aptidão física e critérios de desempate nos testes físicos de homens e mulheres.
No dia seguinte, uma nova decisão judicial cancelava a suspensão, atendendo a recurso ingressado pela Procuradoria Geral do Município. Com isso, a realização do certame estava mantida para o dia originalmente marcado.
No dia 3 de junho, a Prefeitura de Rio Largo divulgou edital de concurso público para cargos com salários de até R$ 2.975,83 (veja aqui o edital completo).