O corpo do marido da deputada federal Flordelis (PSD), o pastor Anderson do Carmo de Souza, será enterrado nesta segunda-feira (17). O enterro acontece às 11h, no Memorial Parque Nycteroy, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. O velório começou neste domingo, no Ministério Flordelis, também em São Gonçalo.
O pastor foi assassinado na madrugada deste domingo (16) depois de voltar para casa com a deputada, em Pendotiba, Niterói. Anderson Carmo foi executado por volta das 4h, com diversos tiros, pouco tempo após chegar.
Segundo Flordelis, o ataque a tiros aconteceu depois que Anderson voltou para buscar algo que esqueceu no carro.
A principal hipótese investigada pela polícia é a de execução. O cachorro da família foi dopado, e os criminosos usavam toucas ninja. O corpo de Anderson tinha mais de 30 perfurações - entre as provocadas por entradas e saídas de projéteis.
"Apesar de ainda não estar 100% descartado, latrocínio vai se afastando", disse um investigador na tarde deste domingo (16). Uma desavença familiar também é investigada como uma das hipóteses para motivação do crime, segundo fontes da delegacia.
A deputada prestou depoimento neste domingo e falou que o marido tentou evitar que criminosos entrassem em sua casa.
"Eu só fui dar um passeio com meu marido, mais nada, gente... Só um passeio, que acabou desta forma, [com ele] perdendo a vida protegendo a casa, protegendo a família. O que ele tentou foi evitar que... Infelizmente abriu o portão da garagem e ele tentou evitar que eles entrassem dentro da casa. Ele sacrificou a vida dele para proteger a família", contou.
O pastor deixa 55 filhos - 4 biológicos e 51 adotados. A ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lamentou o caso nas redes sociais.
"Estou profundamente abalada com a notícia do assassino do meu querido amigo e pastor Anderson Carmo, esposo da minha também amiga deputada @Flordelismk. Uma pessoa ímpar, exemplo para tanta gente. Pai de 56 filhos, a maioria adotivos", escreveu a ministra.
O governador do Rio, Wilson Witzel, também se pronunciou. "Lamento a morte do Pastor Anderson Carmo, marido da deputada federal Flordelis. O crime será investigado com rigor pela @PCERJ. Meus sentimentos à família, especialmente sua esposa e filhos", escreveu o governador no Twitter.
Fonte: G1 Globo