Alagoas inicia vacinação de recém-nascidos contra bronquiolite

Victor Fernando/Rádio Sampaio
Publicado 24/02/2026
Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O estado de Alagoas começou a disponibilizar a vacina nirsevimabe para proteger recém-nascidos contra a bronquiolite, doença respiratória que atinge principalmente crianças menores de dois anos. O imunizante oferece proteção imediata contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável pelos casos da doença.

A vacinação está sendo realizada em maternidades públicas que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) e é destinada a grupos prioritários. Entre eles estão recém-nascidos prematuros, com idade gestacional de até 36 semanas e seis dias, além de crianças de até 23 meses com comorbidades específicas.

Público indicado

Segundo as orientações, podem receber o imunizante crianças com condições como cardiopatia congênita, broncodisplasia, imunocomprometimento grave, síndrome de Down, fibrose cística, doença neuromuscular e anomalias congênitas das vias aéreas.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Rafaela Siqueira, destacou a importância da estratégia, ressaltando que o VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das ocorrências de pneumonia em crianças menores de dois anos. Estimativas também indicam que o vírus pode responder por até 80% dos casos da doença.

Embora o VSR seja o principal agente, outros vírus — como adenovírus, parainfluenza, influenza e rinovírus — também podem desencadear bronquiolite. A nova vacinação busca reduzir complicações e ampliar a proteção dos bebês no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram