Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia | Divulgação
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que fará uma viagem para os Estados Unidos nesta semana. Em Washington, o chefe de Estado se encontrará com o líder norte-americano Donald Trump, com quem discutirá capacidades de defesa. A reunião, segundo ele, deve acontecer na sexta-feira (17).
“Penso que discutiremos uma série de medidas que tenciono propor. O foco principal da visita é a defesa aérea e nossas capacidades de longo alcance destinadas a exercer pressão sobre a Rússia em prol da paz”, disse Zelensky.
Além de capacidades de defesa, o presidente informou que participará de reuniões com empresas de energia. O intuito é desenvolver medidas para prevenir ataques, já que as instalações de energia são os principais alvos da Rússia desde o início da guerra. Em algumas ocasiões, o fornecimento para usinas nucleares foi prejudicado .
Ainda estão previstas reuniões com membros do Congresso. Neste caso, também deverão participar dos encontros membros da delegação ucraniana, composta pela primeira-ministra, Yuliia Svyrydenko, pelo chefe do gabinete presidencial, Andriy Yermak, pelo secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa, Rustem Umerov, e por representantes do setor diplomático.
A visita de Zelensky ocorre em meio ao impasse nas negociações de paz com a Rússia, mediadas por Trump. Em agosto, o republicano chegou a avançar nos diálogos, encontrando-se, separadamente, com o presidente russo, Vladimir Putin, e com Zelesnky, na Casa Branca. Na época, ambos os líderes concordaram em se reunir pessoalmente para debater um acordo de cessar-fogo, mas o plano não saiu do papel.