
Foto: Divulgação
O projeto de PIBIC Jr. “Minha Palmeira Tem Mais Cor” será o responsável por levar o nome de Palmeira dos Índios às 9as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, evento promovido pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), nesta sexta-feira (22). A delegação é formada por quatro estudantes da Escola Estadual Humberto Mendes, acompanhados de dois professores coorientadores.
A iniciativa conquistou destaque ao ter dois resumos expandidos aprovados, o que garantiu duas apresentações orais durante o congresso.
Na primeira, os alunos Davi Lucena e Franciele Ribeiro, do 1º ano “A”, irão apresentar os resultados da pesquisa sobre pigmentos naturais obtidos a partir de elementos botânicos e minerais, voltada para a produção de eco-tintas. O estudo ainda mostra como a divulgação desse conhecimento poderá ser feita por meio das histórias em quadrinhos, facilitando o acesso de professores e estudantes da rede pública de ensino.
Já a segunda apresentação ficará sob responsabilidade de João Victor Rabelo e Thyago Wailson, do 1º ano “C”. Eles irão expor análises iconológicas sobre a representação das masculinidades de personagens negros nas HQs contemporâneas, discutindo estereótipos historicamente usados para reforçar preconceitos e apresentando novos modelos de masculinidade não tóxicos e não hegemônicos.
Com forte caráter artístico e social, o projeto busca conscientizar os alunos sobre temas atuais, como sustentabilidade e questões raciais, utilizando as artes visuais como ferramenta pedagógica. Nesse contexto, a equipe já iniciou a produção da HQ “Pigmento Natural: O Privilégio das Cores”, que contará com edição, balonamento, letras e pré-venda da Kuri Editions.
