Lula durante jantar oferecido pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin | Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder russo, Vladimir Putin, falaram pelo telefone neste sábado (9). Os temas tratados na conversa de 40 minutos foram Guerra da Ucrânia, Brics e relações com EUA, de acordo com notas divulgadas pelos dois governos.
"Lula reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China", diz a nota do Itamaraty, em referência ao acordo lançado junto com o governo chinês em 2023
Segundo o Kremlin, Lula manifestou apoio às iniciativas que buscam encerrar o que Moscou chama de “crise ucraniana”, em referência à guerra contra o país do Leste Europeu deflagrada em 2022.
Putin relatou a Lula detalhes de sua reunião com Steve Witkoff, enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio. Os chefes de Estado também reafirmaram a intenção de aprofundar os laços diplomáticos e comerciais entre Brasil e Rússia, parceiros no grupo Brics.
O contato ocorre em um momento de tensão diplomática, na véspera do encontro entre Putin e o presidente norte-americano, Donald Trump, no Alasca.
A reunião foi agendada para o próximo dia 15 de agosto, após Trump desconsiderar o fim o prazo que ele havia imposto a Moscou para aceitar uma trégua no conflito, expirado na última sexta-feira (8).