


Pelo menos 279 pessoas mortes foram confirmadas em decorrência da queda de um Boeing 767 da Air Índia , na cidade indiana de Ahmedabad na quinta-feira. Um total de 279 corpos ou restos mortais foram levados para o hospital da cidade no noroeste da Índia, disse uma fonte policial à AFP sob condição de anonimato.
O número de mortos está incluindo passageiros, tripulantes e vítimas que morreram em solo quando o avião caiu.
O voo 171 da Air India caiu na quinta-feira, menos de um minuto após a decolagem, às 13h39 (5h09 em Brasília), com destino ao Aeroporto de Gatwick, em Londres, de acordo com a Aviação Civil Indiana. A aeronave emitiu um sinal de socorro quase imediatamente após a decolagem, antes de cair em um bairro residencial de Ahmedabad, próximo ao aeroporto.
De acordo com a Aviação Civil Indiana, o Boeing 787 transportava 230 passageiros — 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense — e 12 tripulantes. Um dos passageiros, que estava sentado na parte da frente do avião, sobrevivei milagrosamente ao acidente.
O novo número de mortos indica que 38 pessoas morreram em solo quando o avião caiu nos arredores do aeroporto de Ahmedabad e explodiu.
O Ministro do Interior da Índia, Amit Shah, indicou que o balanço final do desastre seria publicado após a realização de toda a identificação de DNA das vítimas.
Os investigadores recuperaram uma das caixas-pretas do avião na sexta-feira, que registra os dados do voo, e a busca pela segunda, que registra as conversas na cabine, continuou neste sábado. A descoberta da primeira caixa constitui "um passo importante na investigação das causas do acidente", disse o Ministro da Aviação, Ram Mohan Naidu Kinjarapu, na sexta-feira.
De acordo com uma fonte próxima ao caso, este é o primeiro acidente com um Boeing B-787 Dreamliner, um avião de passageiros de longa distância que entrou em serviço em 2011. Especialistas acreditam que é muito cedo para especular sobre as causas do acidente de quinta-feira. Vídeos do acidente publicados nas redes sociais mostram o avião decolando, sem conseguir ganhar altitude e, por fim, caindo no chão.