


O estado de Alagoas tem a terceira maior taxa de acidentes envolvendo motocicletas no Brasil.
O estado tem uma taxa de 58,5%, de acordo com os números do Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12), no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que o estudo traz dados sobre a violência no trânsito.
Alagoas fica atrás somente do Piauí, que têm 69,4% e Ceará com 59,5% .
De acordo com o pesquisador do Ipea [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] Carlos Henrique Carvalho, o crescimento do número de mortes no trânsito em acidentes de moto é consequência direta do aumento da frota e uso desses veículos no Brasil.
“A frota de moto vem aumentando muito, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, nos estados mais pobres, já que é um veículo mais acessível, de custo operacional baixo”, disse.
O Atlas da Violência é elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao governo federal, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma organização sem fins lucrativos.
Embora Alagoas seja o terceiro em números de acidentes, o estado não figura entre os seis estados com mais mortes em acidentes com motocicletas listados no anuário. As maiores taxas de mortes em acidentes com motos por 100 mil habitantes são: Piauí - 21%, Tocantins - 16,9%, Mato Grosso - 14,7%, Rondônia - 12,6 %, Maranhão 11,2% e Sergipe 11,2%.
Já as menores taxas de mortes em casos de acidentes com motos por 100 mil habitantes são em São Paulo 3,6%, Rio Grande do Sul 3,7%, Acre 3,7%, Distrito Federal 2,4%, Rio de Janeiro 2,4% e Amapá 2,3%.
