Já estão disponíveis os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. Dessa forma, os candidatos alagoanos que foram aprovados na prova podem realizar mais uma etapa em busca da conclusão dos estudos: a requisição do Certificado de Conclusão ou a Declaração Parcial de Proficiência para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Os participantes são considerados habilitados se atingirem o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento do Encceja e obtiverem nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos na prova de redação. Os resultados podem ser conferidos no site enccejanacional.inep.gov.br .
Conforme portaria divulgada no Diário Oficial de Alagoas (DOE), os candidatos habilitados deverão solicitar o documento presencialmente na Gerência Especial de Educação (GEE) mais próxima ou requerer virtualmente por meio dos e-mails institucionais listados abaixo:
Secretaria de Estado da Educação (Seduc) - Maceió – AL
2ª GEE - São Miguel dos Campos – AL
3ª GEE - Palmeira dos Índios – AL
4ª GEE - Viçosa – AL
5ª GEE – Arapiraca – AL
6ª GEE - Santana do Ipanema – AL
7ª GEE - União dos Palmares – AL
8ª GEE - Pão de Açúcar – AL
9ª GEE – Penedo – AL
10ª GEE - Porto Calvo – AL
11ª GEE – Piranhas – AL
12ª GEE - Rio Largo - AL
Vale destacar que as solicitações para Certificação de Conclusão ou Declaração Parcial de Proficiência Encceja 2024, tanto na Seduc quanto na 5ª GEE, em Arapiraca, acontecem apenas de forma virtual pelos e-mails institucionais informados.
Para requerer a certificação, o(a) candidato(a) deverá apresentar, além do Boletim de desempenho Individual do Encceja, os seguintes documentos:
1 - Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
2 - Documento de identificação oficial com foto, os quais podem ser:
Os candidatos que optarem pela solicitação presencial deverão apresentar documento digital e/ou fotocópias perfeitamente legíveis, isentas de rasuras, as originais dos documentos para conferência e preencher o requerimento de solicitação.
Para efeito de certificação de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio é permitido o aproveitamento das Declarações Parciais de Proficiência obtidas através de edições anteriores do Encceja. Para efeito de certificação de conclusão do Ensino Médio é permitido o aproveitamento das Declarações Parciais de Proficiência obtidas através de edições anteriores do Enem de 2009 a 2016 (caso o candidato apresentasse o mínimo de 18 anos completos na data da realização da primeira prova do exame).
Já para obter o certificado do Ensino Médio, não é necessário que o participante apresente Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental.
Realizado pelo Inep desde 2002, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar para jovens e adultos que desejam recuperar sua escolaridade. A participação é voluntária, gratuita e as provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias estaduais de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. Na edição 2023, Alagoas registrou 9.613 inscrições no exame.