O Google anunciou nesta semana que desistiu da decisão de bloquear totalmente os cookies de terceiros no Chrome. Os cookies são pequenos arquivos armazenados no dispositivo quando o usuário acessa um site e permitem melhorar e personalizar a experiência de navegação pela internet.
Estes arquivos também conseguem coletar informações sobre o hábito do usuário, usadas para direcionar anúncios. Após anunciar que acabaria com esta coleta de dados por terceiros, por defender que ela poderia ser uma violação de privacidade, o Google voltou atrás e afirmou que deixará a decisão a cargo do usuário.
Em 2020, o Google anunciou que criaria mecanismos para bloquear os cookies de terceiros, permitindo apenas os primários. Agora, quase quatro anos depois, o Google informou que decidiu mantê-los para os usuários que não desabilitarem essa opção no Chrome.
Dessa forma, a empresa acredita que conseguirá manter a privacidade do usuário sem interferir diretamente na publicidade. Para o bloqueio ser mais eficiente, o Google irá criar uma configuração única que será replicada para todos os sites visitados.
Em um post publicado no blog do Privacy Sandbox, Anthony Chavez, vice-presidente do projeto, afirmou que esta nova abordagem “eleva a escolha do usuário”. Em vez de fazer um bloqueio unilateral, a ideia é permitir que as pessoas façam uma escolha consciente, que pode ser ajustada a qualquer momento. Com isso, Chavez acredita que a experiência de navegação será aprimorada.