
Cartaz de procurado de James Arthur McDonald Jr. — Foto: reprodução
James Arthur McDonald Jr., ex-analista financeiro da emissora americana CNBC, foi detido pelo FBI após ficar foragido por três anos pelo crime de fraude. Ele teria previsto péssimos índices econômicos para os Estados Unidos e feito "apostas fracassadas", custando milhões de dólares a seus investidores.
Detidos pelos federais norte-americanos em Washington, McDonald Jr será enviado para a Califórnia, onde será julgado por seus crimes. Ele era procurado desde 2021 após não comparecer perante a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos para testemunhar sobre acusações de fraude a investidores.
O hoje detento era CEO e diretor de investimentos de duas empresas financeiras de Los Angeles: Hercules Investments LLC e Index Strategy Advisors Inc. Ele usaria suas aparições na televisão para referendar suas escolhas de investimentos e atrair clientes.
Contudo, no início de 2020, após a eleição de Joe Biden para a Casa Branca, James adotou uma postura arriscada com o dinheiro de seus clientes, apostando em um colapso da economia de seu país. “McDonald projetou que a pandemia de COVID-19 e as eleições resultariam em grandes vendas que fariam com que o mercado de ações caísse”, diz o processo.
Como suas previsões não se concretizaram, cerca de 30 e 40 milhões de dólares dos fundos de seus clientes viraram poeira. No fim do ano, os investidores passaram a reclamar das grandes perdas sofridas. Como consequência, o CEO pediu aportes de seus acionistas para levantar a empresa, entregando um plano "deturpado" de investimentos para o dinheiro e extratos bancários fraudados, sem revelar o montante de prejuízos que sofrera naquele ano.
Se for considerado culpado, McDonald poderá pegar até 20 anos de prisão federal por cada acusação de fraude de valores mobiliários e fraude eletrônica, 10 anos por cada acusação relacionada ao uso de fundos de investidores em seu benefício e cinco anos por uma fraude de consultor de investimentos.
