
Phil Riley/Pixabay
As autoridades francesas anunciaram, na sexta-feira (31), que frustraram um plano de ataque contra um estádio de futebol durante os Jogos Olímpicos de Paris-2024 -e que prenderam um jovem checheno supostamente envolvido nesta ação de “inspiração islamista”.
O Ministério do Interior afirmou que este é o “primeiro ataque frustrado contra os Jogos Olímpicos”, que acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto.
O jovem, de 18 anos, foi detido em Saint-Etienne, no sudeste do país, e a Justiça decretou sua prisão preventiva por planejar, “em nome da ideologia jihadista da [organização] Estado Islâmico”, “ações violentas, em particular contra concentrações de torcedores”, segundo a Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT).
O suspeito, capturado pelos serviços de inteligência interna DGSI, “estava preparando ativamente um ataque contra o estádio Geoffroy Guichard” em Saint-Etienne, que sediará partidas de futebol durante o evento olímpico, disse o Ministério do Interior.
O suspeito “queria atacar os espectadores e as autoridades e morrer como mártir”, acrescentou esta fonte. A França está em nível de alerta máximo antes dos Jogos Olímpicos, quando são esperados cerca de 10 milhões de visitantes e 10 mil atletas. Desde o início do ano, três ataques foram interceptados.
O ministro do Interior, Gérald Darmanin, parabenizou os serviços de inteligência por “sua mobilização total e sua eficiência na luta contra o terrorismo”, a menos de dois meses do início dos Jogos Olímpicos, que contarão com um significativo dispositivo de segurança.
As competições acontecerão principalmente em Paris e na região parisiense, mas outras cidades da França também receberão algumas modalidades e partidas.
As Olimpíadas já foram palco de ataques no passado, como em Munique-1972 ou Atlanta-1996, quando todas as atenções do mundo estão voltadas para os eventos olímpicos.
