
Lançamento do Novo PAC- Foto: Pei Fon / Agência Alagoas
Nesta segunda-feira (30), o Governo Federal lançou, em Alagoas, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A solenidade aconteceu no Centro de Convenções de Maceió, com previsão de investimentos na ordem de R$ 50 bilhões, em obras de infraestrutura e outras frentes de desenvolvimento.
São 48 empreendimentos previstos para os próximos anos, com reflexo direto em Alagoas, sendo 35 exclusivamente no estado e outros 13 com perfil regional, que incluem Alagoas. De acordo com o anúncio, esse número de obras pode até aumentar, com base em projetos e dados repassados à União pelo governador e pelos municípios.
Estiveram na solenidade, o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o governador Paulo Dantas (MDB); os ministros dos Transportes, Renan Filho; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; além do presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP), além de integrantes da bancada federal de Alagoas, deputados estaduais, prefeitos e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF).
Na entrevista coletiva, o Ministro Rui Costa confirmou que Alagoas já recebeu cerca de R$ 15,4 bilhões em recursos do Novo PAC desde o começo do ano. “Como não queremos obras paralisadas, os recursos já estão sendo aplicados desde o início do ano. Não esperamos o lançamento do programa para se investir. Agora, até o fim do ano, faremos uma reunião para alinhar o calendário das obras em execução em Alagoas”, frisou o ministro da Casa Civil.
Obras
Na solenidade, foram destacadas as principais obras para o estado:
-projeto de adequação da BR-316 (Pilar-Palmeira dos Índios);
- construção da BR-416 (Colônia Leopoldina–Ibateguara) e adequação da BR-104 (Messias-São José da Laje);
- duplicação de quatro trechos da BR-101;
- duplicação do Arco Metropolitano de Maceió;
- construção do novo Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca;
- garantia da conectividade de 2.357 escolas;
- investimento para retomar as obras do trecho 5 do Canal Adutor do Sertão Alagoano;
- finalização e construção de 11.102 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida.
