
O político Eduardo Suplicy (PT-SP) — Foto: Reprodução/Instagram
O deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy, revelou ter sido diagnosticado com Parkinson e iniciado tratamento com Cannabis medicinal. Em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", o petista de 82 anos afirmou que a doença foi detectada em estágio inicial, com sintomas leves, no fim do ano passado.
Segundo Suplicy, foi seu geriatra, Nelson Carvalhaes, quem identificou os sinais do Parkinson. O deputado, então, procurou especialistas, que chegaram ao diagnóstico do Mal degenerativo, que afeta o sistema nervoso central de forma progressiva.
À "Folha", Suplicy disse que nada havia mudado em sua vida, apesar da doença.
— Eu não me dei conta de que tinha Parkinson. Só mais tarde, conversando com a doutora Luana Oliveira, é que fui percebendo alguns sintomas — afirmou o deputado, em referência à neurologista integrante do núcleo de Cannabis medicinal do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. — Eu estava com certos tremores nas mãos, especificamente na hora de comer, de segurar os talheres, de tomar uma sopa. Tremia um pouco.
Suplicy também relatou dores musculares na perna esquerda e um desequilíbrio que, por vezes, o fazia tropeçar e quase cair. O político reuniu os filhos — João Suplicy e Supla — para falar do Parkinson e avisar que tornaria o diagnóstico público.
