
Tempestade causou inundações em Derna, na Líbia e levou destruição a outras cidades | Foto: AP Photo/Jamal Alkomaty
O diretor do hospital Crescente Vermelho, de Derna, na costa da Líbia, informou à Reuters que mais de duas mil pessoas morreram no país, em decorrência de uma tempestade mediterrânea chamada Daniel, que ocorreu no último domingo (10). Com o evento, houve inundações por toda a região. Até o momento, cerca de 10 mil pessoas ainda estão desaparecidas.
“Os corpos estão por toda parte; na água, nos vales, sob os edifícios”, afirmou o ministro da Aviação Civil e integrante do Comitê de Emergência, criado após as enchentes, Hichem Chkiouat.
Com cerca de 125 mil habitantes, Derna é cortada por um rio que segue das terras altas em direção ao sul. Existem barragens que impedem inundações, mas a tempestade acabou as destruindo e causou enchente em várias ruas. Com isso, casas foram alagadas, veículos viraram e prédios foram destruídos.
A Líbia pediu ajuda e países como a Turquia e os Estados Unidos enviaram aviões com suprimentos. Além de Derna, as cidades de Benghazi, Sousse, Al Bayda e Al-Marj também foram atingidas.
O fenômeno meteorológico também causou estragos na Grécia, na Turquia e na Bulgária. Agora, a tempestade chegou ao Egito.
