


As quatro crianças indígenas que estavam desaparecidas há mais de cinco semanas em uma selva no sul da Colômbia após um acidente de avião chegaram à capital Bogotá para tratamento médico.
Encontrados na província de Solano, sul da Colômbia, os irmãos foram inicialmente tratados por médicos militares que faziam parte das equipes de busca que os procuravam na região da Amazônia colombiana. A mãe deles morreu na queda do avião, além do piloto e de um outro passageiro.
As crianças estavam desidratadas e tinham ferimentos leves, sobretudo nos pés. A caçula do grupo, Cristin Mucutuy, tinha 11 meses quando o avião caiu e fez aniversário de um ano na selva.
"Fizemos todo o necessário para tornar possível o impossível, usando satélites, usando aeronaves que lançavam mensagens, que lançavam comida, que lançavam panfletos, que lançavam esperança", disse o general Pedro Sanchez, chefe do comando militar que participou das buscas.
As quatro crianças, três meninas e um menino, são:
Depois que o avião que transportava as crianças pousou em Bogotá, quatro ambulâncias aguardavam para recolhê-las e levá-las a um hospital militar para atendimento médico especializado.
Elas estavam desaparecidas na selva desde que um Cessna 206 com sete pessoas que fazia uma rota entre o aeroporto de Araracuara, em Caquetá, e San José del Guaviare, cidade da província de Guaviare, emitiu um alerta de socorro devido a uma falha no motor na madrugada de 1º de maio.
Os três adultos morreram no acidente e seus corpos foram encontrados dentro do avião dias depois. As crianças sobreviveram e desde então estavam vagando pela selva.