
5G chega a Maceió a partir desta segunda-feira (19)
A partir desta segunda-feira (19) o sinal 5G começa a funcionar em Maceió. A tecnologia, que promete uma internet 100 vezes mais rápida que a anterior, está disponível apenas em alguns bairros da capital.
Brasília foi a primeira capital do país a contar com 5G. O prazo era o mesmo para outras grandes cidades, mas problemas de logística na importação de equipamento fizeram a Anatel estender a estreia nas demais cidades para setembro.
O serviço é suportado por aparelhos mais recentes. No Brasil, são 67 modelos celulares com capacidade para navegação na 5G.
Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura. Neste momento, as operadoras não estão solicitando a troca de chip.
O 5G oferecido hoje por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro.
A média da velocidade 4G no Brasil entre as quatro maiores operadoras é de 17,1 Mbps (megabits por segundo), de acordo com um relatório da consultoria OpenSignal de maio de 2021.
O valor pode variar de região para região, da operadora utilizada e até mesmo do horário em que uma pessoa acessa a rede. Uma conexão 4G com excelente performance chega a próximo 100 Mbps.
O 5G, por sua vez, pode chegar à velocidade entre 1 e 10 Gbps – uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G. Mas vale lembrar que nem sempre o 5G vai atingir as velocidades absolutas, mas a melhora pode ser significativa.
