Governo fará “pente-fino” em benefícios previdenciários temporários, diz ministro

Por: Pedro Ivon com G1
 / Publicado em 05/07/2024

Ministro Carlos Lupi | Foto: Antônio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O governo fará um “pente-fino” em benefícios previdenciários temporários, como o auxílio-doença, a partir de agosto deste ano, segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Esse tipo de ação deve acontecer a cada dois anos, mas os benefícios temporários não passam pelo procedimento desde 2019. O objetivo é verificar a validade dos benefícios que estão vigentes há mais tempo.

"Todo mundo que tem mais dois anos de benefício, que não é o permanente, é o temporário, ele tem necessidade de fazer um novo exame para saber se ele continua tendo aquele direito. Então isso já está começando a ser organizado. Isso vai dar em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer essa nova perícia para confirmar o nosso benefício", disse Lupi.

Ainda segundo o ministro, alguns dos beneficiários terão a situação resolvida apenas com cruzamento de dados cadastrais, enquanto outros precisarão ser chamados para a perícia presencial. Além disso, não haverá uma convocação automática de todos os beneficiários, pois o processo será gradativo.

“Estamos começando um sistema de triagem, de apuração, de possíveis irregularidades para corrigir rumos”, declarou.

O governo também visa abrir espaço no orçamento para gastos livres dos ministérios, que estão sendo pressionados por causa do limite do arcabouço fiscal,  nova regra para as contas públicas, e para tentar cumprir a meta de zerar o rombo das contas do governamentais neste ano.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram